O culto de São Tiago ou Santiago (do latim Sanctus Iacobus) estendeu-se por toda a Galiza e Astúrias no século IX. Desde esta data os peregrinos cristãos rumavam ao sepulcro do santo no Campus Stellae (Campo da Estrela/ Compostela).
A tradição diz ter sido o rei Afonso II das Astúrias, o primeiro peregrino a visitar o túmulo do apóstolo. Afonso III também visitou os restos mortais de São Tiago. Fez duas peregrinações ao túmulo do santo, a primeira em 872 depois terá voltado em 874. Afonso III, o Grande ordenou a construção de uma nova basílica, consagrada em 889. Foi sob a égide deste monarca que a diocese de Iria Flavia se tornaria a mais importante e poderosa administração eclesiástica da Península Ibérica.
A partir do século X, o número de peregrinos, oriundos de toda a Europa, aumentou consideravelmente. No inicio do século XII a peregrinação era já bastante organizada, Compostela tornara-se no terceiro destino de peregrinação da Cristandade (depois de Jerusalém e Roma).
Depois de um período intenso de peregrinações a Compostela, a partir do século XIV, por motivos de origens diversas, o Caminho de Santiago perde o esplendor de outros tempos, caindo no esquecimento durante vários séculos.
É pequena; contem logbook e stashnote. Por favor, levem material de escrita.
Por favor, fechem bem o container e recoloquem-no no seu lugar (a sua longevidade depende disso).
|