''Lapa - É uma reentrância natural na rocha, de desenvolvimento horizontal, com abertura e profundidade variável.''
''Algar - É um poço vertical que faz a comunicação entre a superfície e o interior das galerias ou grutas.''
''A área do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros insere-se no Maciço Calcário Estremenho e é uma grande unidade geomorfológica elevada acima da Plataforma Litoral, da Bacia de Ourém e da Bacia do Tejo.
Chega a atingir os 678m de altitude e apresenta grandes falhas e depressões, individualizando-se das formações geológicas vizinhas.
Esta formação rochosa data do Mesozóico, sendo os principais constituintes geológicos pertencentes quase totalmente ao Jurássico e com predominância dos calcários do Dogger (Jurássico médio).
O calcário não é permeável em virtude da sua porosidade, mas em consequência de um sistema de fendas, relacionado com fracturas e diaclases, condicionadas pela tectónica.
Estas fendas permitem a passagem e infiltração da água das chuvas, originando a dissolução química do calcário, que lentamente o moldam, originando as mais variadas formas: lapiás, dolinas, uvalas, poljes, canhões, grutas, algares, lapas, etc.''
O objetivo desta cache é dar vos a conhecer esta Lapa/Algar, situada na sub-área do lugar da Marinha, na União de freguesias de Arrimal e Mendiga.
A Lapa/Algar está situada no alto do cabeço, com a designação toponímica alusiva ao local onde se encontra (Cabeço ou Cabeça da Marinha), que tem por nome técnico de "Dobra Anticlinal da Serra dos Candeeiros".
A Lapa tem um poço de abatimento com uma entrada estreita e sinuosa e o seu corredor desenvolve-se na horizontal por cerca de 10 metros.
Não tenho conhecimento se foi explorada por alguma entidade espeleológica, certo é que ela está aqui à espera dos mais aventureiros.
Sejam cuidadosos na aproximação das coordenadas, por causa do poço de abatimento. Tenham também cuidado com a entrada, usem material de segurança, para entrar na Lapa, principalmente o capacete, porque a entrada é estreita e não entrem na lapa sozinhos.
A cache contém o Logbook, lápis e outros objetos para troca. Caso pretendam explorar a Lapa, fica ao vosso cuidado terem atenção aos riscos que correm.
O trilho de acesso começa junto à antena de telecomunicações (ver pontos de acesso), mas um veículo todo terreno vai muito próximo do GZ. Qualquer dúvida: 910766844
|