Skip to content

O Velho Forno de Cal Mystery Cache

Hidden : 1/15/2016
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:






 O Velho Forno da Cal

 

 A cal, tão utilizada na construção, caiação, e até na agricultura, a calda bordalesa, mistura de cal com sulfato de cobre, com que se curavam as vinhas contra o míldio e o oídio, teve certamente um papel importante na economia de Pontével no séc. XVlll.
Após o terramoto de 1755, inicia-se a reconstrução de Lisboa, onde a cal era um elemento imprescindível; a cal, obtém-se pela calcinação de pedra a elevadas temperaturas, cerca de 850 graus centígrados. As pedras, são introduzidas num forno, uma construção abobadada com orifícios laterais para a oxigenação e uma outra abertura no cimo do forno por onde sai o fumo branco o que indica que as pedras já se transformaram em cal; transformação esta que durava mais ou menos sete dias.
Para que os fornos funcionassem era necessário mato; contudo o rei tinha proibido a limpeza das matas como protecção às caçadas.
Assim um ministro do reino, oficia ao rei, no sentido deste levantar a proibição da limpeza das matas, para que os fornos pudessem trabalhar, para a produção da cal que tão necessária era na capital.
Nesse documento, que envia ao rei D. José, faz uma listagem dos fornos de cal existentes, desde Alverca até Santarém, e indica os que não coziam por não terem mato. Nessa relação constam os fornos de cal existentes em Pontével e diz que alguns até já foram empedrados por falta de mato, como foi o caso do forno das Enxurreiras. Continua a listagem onde são referidos os seguintes fornos: do Casalinho, do Casal do Aguiar, Vale do Silva, do Bugalho, do António Silvestre, da Falagueira, do Casal da Ribeira, do Gaio, do Casal do Pinheiro, do Areal, do S.Gens, e o da viúva no mesmo sítio, do Desembargador, dos Lameiros, do Viso, da Fonte da Telha, do Pedro do Rego, de Nabais, do Carrascal e do Vale da Pedra; todos estes fornos não coziam por falta de mato; o do Francisco Alves e o do Casal do Carreira iam então começar a cozer. Pelo exposto, verifica-se que existiram pelo menos 23 fornos de cal em Pontével, dos quais apenas um, o forno de S. Gens, ainda hoje existe, e em razoável estado de conservação. Embora situado numa propriedade privada, e após a intervenção da Associação Rio da Fonte, os proprietários autorizaram a Junta de Freguesia a limpar o forno e a arrotear a vegetação envolvente a fim de o preservar e torna-lo mais visível, incluindo-o nas Visitas Guiadas à Freguesia. Afigura-se-me que seja o único Forno de Cal existente no concelho do Cartaxo. Bem merecia uma classificação como Monumento de Interesse Concelhio.

-----------------------------------------

A cache não se encontram nas coordenadas publicadas



_____________________________
_________________




Additional Hints (No hints available.)