Skip to content

#41 Rally PEC Mões Mystery Cache

Hidden : 9/1/2015
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Rally PEC Mões

Mões, a norte de Viseu, foi durante anos nome e início de uma classificativa de Ralis, quer no âmbito do Rali de Portugal.Tendo montanhas e sinuosos estradões em terra a serpentá-las, foi com alguma naturalidade que a região assumiu relevo na modalidade com as saudosas especiais de Covelo de Paiva, Nogueira, a citada Mões, e naturalmente o sublime troço de Viseu.

Benfeitorias em nome da qualidade de vida das populações foram sendo realizadas com o passar dos anos.

Hoje, boa parte daquelas estradas estão já asfaltadas, e várias delas foram até reaproveitadas em tempos não muito distantes para Ralis nacionais.

O Rali de Portugal, agora concentrado no sul do país, mudou por completo a idiossincrasia que lhe conhecemos no passado.

Não é crível que em próximos anos a região de Viseu seja encarada como hipótese para acolher de novo a caravana de participantes no evento.

Porém, há trinta anos atrás, Mões e lugarejos circundantes eram o país que Portugal esquecia e que o melhor Rali do mundo fazia questão de relembrar.

Em 1983, a prova atingia picos de popularidade nunca atingidos até então.

O seu esquema competitivo era praticamente perfeito.

O Rali afirmava-se pela sua dureza, fosse pela extensão ou pela exigência e diversidade das classificativas.

Como nenhum outro, premiava a polivalência de pilotagem.

Um desafio de tamanha grandeza, naturalmente não deixava de ser tornar muito apelativo para os concorrentes colocarem à prova as suas capacidades, sobretudo aos que não participavam com regularidade em provas do mundial.

Disso são exemplos, precisamente na décima sétima edição do evento disputada há trinta anos, António Zanini, ao tempo pluricampeão de Espanha (entre 1974 e 1978, 1980 e 1982) e campeão europeu (em 1980), ou Adartico Vudafieri, bicampeão italiano (1978 e 1980) e de igual forma campeão europeu (1981).

Como se colossos como Rohrl e Alén não fossem suficientes, a estrutura oficial da Lancia apresentou-se em 1983 no nosso país reforçada com os serviços de Adartico, na tentativa de contrariar o poderio da armada Audi, onde pontificavam os não menos colossos Mikkola e Blomqvist, acompanhados de Mouton, vencedora da prova no anterior.

Rezam as crónicas que as prestações de Adartico e António seriam esforçadas e, em jeito de balanço, positivas, concluindo o Rali no quinto e sexto lugar final, respetivamente.

 

Os onze quilómetros de Mões, em dupla passagem, coroariam o talento de Mouton, vencedora da especial em ambas as ocasiões.

 

 

A CACHE

Esta cache pertence a um conjunto de caches que fazem alusivo ao rally de Portugal mais propriamente ao PEC de Mões.

Para decifrares o enigma tens de visualizar este:Video

 


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator
Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)