nt-size:28px;text-align:center;">
Suspenso no Tempo...
Português
A Ilha das Flores
De forma quase elíptica e orientada segundo a direção N-S a Ilha das Flores mede, aproximadamente, 16.5km por 11,5km e a sua área é de cerca de 143km2.
O Morro Alto, com 915m, é a maior altitude da ilha.
A geomorfologia da ilha
Morfologicamente, a ilha das Flores, é marcada pela existência de uma zona central (Planalto Central) aplanada que se desenvolve entre as cotas dos 500 e 915m.
As fajãs são aspetos bastante marcantes na geomorfologia da ilha que ocorrem na base das escarpas interiores.
Neste contexto podemos considerar dois domínios geomorfológicos distintos na ilha das Flores: O maciço central, que engloba o planalto central e as zonas periféricas adjecentes e a orla periférica que abrange as escarpas e as plataformas de sopé adjecentes.
O Poço da Ribeira do Ferreiro
O Poço da Ribeira do Ferreiro ou simplemente Lagoa das Patas, como é localmente apelidado, foi durante vários anos designado incorretamente por Poço da Alagoinha. Este é um dos locais que merece a alcunha da "oitava maravilha" devido ao poço e as suas imponentes cascatas. Este local continua a representar o que há de melhor nos Açores e é uma das imagens de marca da Ilha das Flores.
O acesso ao local é efetuado através de um trilho calcetado. A entrada para o trilho situa-se entre a ponte do Ferreiro e a da Ribeira Grande e encontra-se assinalada com uma placa a indicar "Poço da Rib.ª do Ferreiro".
O caminho é bem traçado e devidamente identificado e inicia num túnel de vegetação encontrado-se mais acima vestígios de levadas de água.
O trilho tem um comprimento aproximado de 1km demorando, em média, 20 min (por sentido) a ser percorrido.
O que é um Vale?
Um vale é uma depressão topográfica alongada, aberta, inclinada em uma determinada direção em toda a sua extensão. Pode ser ou não ocupada por água. O tamanho deste acidente geográfico pode variar de uns poucos quilómetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilómetros quadrados de área.
Tipos de Vale
Vale Suspenso
Um vale suspenso é um pequeno vale que foi deixado "pendurado" acima do vale principal em forma de U. O fundo encontra-se situado em um nível superior a uma depressão adjacente, que pode ser outro vale, um lago, ou até mesmo o próprio mar. A queda acentuada a partir do vale supenso relativamente ao piso principal geralmente cria cascatas.
Vale Fluvial
Um vale fluvial tem normalmente uma forma em V e é geralmente escavado pelo leito de um rio ou torrente. Em função da natureza do terreno e do seu desnível o vale toma diferentes configurações geológicas com designação variada:
- O desfiladeiro ou canyon: vale profundo com paredes abruptas em forma de penhascos onde o rio corre como uma torrente;
- O vale fluvial: propriamente dito com o sua característica forma em "V";
- O vale aluvial ou planície aluvial: onde corre preguiçosamente o rio e com possíveis meandros.
Vale Glaciar
Vale glaciar, ou vale em U é o termo empregue para definir um vale de origem glaciar, encontrado nas regiões de montanha resultantes do trabalho de erosão de um glaciar que anteriormente ocupava o vale atual. A sua forma característica está na origem de ser chamado vale em U.
O enorme peso e a lenta descida de um glaciar chegam para transformar um vale normal em forma de V num vale em U.
O que é uma Queda de Água?
As quedas de água são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando degraus com desnível acentuado.
Tipos de Quedas de Água
Catarata
É uma queda de água de grande caudal e em forma de cortina. A extrema força da água corrói as rochas na parte baixa da catarata, até formar uma espécie de piscina.
Salto
A queda de água é em forma de esguicho, e em queda ininterrupta de grande altura.
Cascata
Quando a queda de água é desde uma massa de rochas de inclinação irregular, no sentido vertical, com a qual a água desliza sobre uma série de declives acidentados.
Sobre esta EarthCache
Nas coordenadas indicadas como ponto de observação (OBS: N 39° 26.186 W 031° 14.322) estará ao nível de um pequeno lago e poderá olhar para cima para observar um vale suspenso com a forma em U, fortemente escavado pela água que corre pelo fundo do vale principal abaixo, formando uma bonita cascata com maior caudal do que as restantes.
Para efetuar o log, deverá enviar uma mensagem através do meu perfil de geocaching com as respostas às seguintes questões:
- Descreva, por suas palavras, o que é um vale suspenso;
- Qual é a forma típica deste tipo de vales?
- Que tipo/tipos de queda de água consegue identificar no local?
- Estime a altura (A) do vale suspenso;
- Classifique as rochas existentes no ponto de observação (OBS) quanto à sua cor, granulometria e porosidade;
- Estas rochas possuem manchas?
- Se sim, descreva-as quanto à cor e forma.
TAREFA OBRIGATÓRIA:Deverá tirar uma foto sua, onde você apareça (ou com um papel/placa onde conste o seu nickname e a data da visita) e que comprove a sua presença no GZ desta EC - NÃO META SPOILERS. Esta foto deverá ser colocada no seu registo ou enviada por email ou sistema de mensagens de Geocaching, para o owner!
Avisos relativos ao local:
- As coordenadas do GZ referem-se às coordenadas do fenómeno geológico. Não deve tentar chegar a estas coordenadas. As respostas devem ser obtidas no ponto de observação (OBS: N 39° 26.186 W 031° 14.322) fornecido;
- O trilho calcetado poderá ser escorregadio no inverno;
- Tenha cuidado para não cair no poço.
Suspended in Time...
English
Available Soon...