Skip to content

Suspenso no Tempo...|Suspended in Time...EC67 EarthCache

Hidden : 10/3/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


nt-size:28px;text-align:center;">Suspenso no Tempo...

Português

A Ilha das Flores


De forma quase elíptica e orientada segundo a direção N-S a Ilha das Flores mede, aproximadamente, 16.5km por 11,5km e a sua área é de cerca de 143km2.
O Morro Alto, com 915m, é a maior altitude da ilha.


A geomorfologia da ilha


Morfologicamente, a ilha das Flores, é marcada pela existência de uma zona central (Planalto Central) aplanada que se desenvolve entre as cotas dos 500 e 915m.


As fajãs são aspetos bastante marcantes na geomorfologia da ilha que ocorrem na base das escarpas interiores.


Neste contexto podemos considerar dois domínios geomorfológicos distintos na ilha das Flores: O maciço central, que engloba o planalto central e as zonas periféricas adjecentes e a orla periférica que abrange as escarpas e as plataformas de sopé adjecentes.

O Poço da Ribeira do Ferreiro


O Poço da Ribeira do Ferreiro ou simplemente Lagoa das Patas, como é localmente apelidado, foi durante vários anos designado incorretamente por Poço da Alagoinha. Este é um dos locais que merece a alcunha da "oitava maravilha" devido ao poço e as suas imponentes cascatas. Este local continua a representar o que há de melhor nos Açores e é uma das imagens de marca da Ilha das Flores.

O acesso ao local é efetuado através de um trilho calcetado. A entrada para o trilho situa-se entre a ponte do Ferreiro e a da Ribeira Grande e encontra-se assinalada com uma placa a indicar "Poço da Rib.ª do Ferreiro".

O caminho é bem traçado e devidamente identificado e inicia num túnel de vegetação encontrado-se mais acima vestígios de levadas de água.

O trilho tem um comprimento aproximado de 1km demorando, em média, 20 min (por sentido) a ser percorrido.



O que é um Vale?

Um vale é uma depressão topográfica alongada, aberta, inclinada em uma determinada direção em toda a sua extensão. Pode ser ou não ocupada por água. O tamanho deste acidente geográfico pode variar de uns poucos quilómetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilómetros quadrados de área.


Tipos de Vale


Vale Suspenso
Um vale suspenso é um pequeno vale que foi deixado "pendurado" acima do vale principal em forma de U. O fundo encontra-se situado em um nível superior a uma depressão adjacente, que pode ser outro vale, um lago, ou até mesmo o próprio mar. A queda acentuada a partir do vale supenso relativamente ao piso principal geralmente cria cascatas.


Vale Fluvial
Um vale fluvial tem normalmente uma forma em V e é geralmente escavado pelo leito de um rio ou torrente. Em função da natureza do terreno e do seu desnível o vale toma diferentes configurações geológicas com designação variada:

  • O desfiladeiro ou canyon: vale profundo com paredes abruptas em forma de penhascos onde o rio corre como uma torrente;
  • O vale fluvial: propriamente dito com o sua característica forma em "V";
  • O vale aluvial ou planície aluvial: onde corre preguiçosamente o rio e com possíveis meandros.


Vale Glaciar
Vale glaciar, ou vale em U é o termo empregue para definir um vale de origem glaciar, encontrado nas regiões de montanha resultantes do trabalho de erosão de um glaciar que anteriormente ocupava o vale atual. A sua forma característica está na origem de ser chamado vale em U.
O enorme peso e a lenta descida de um glaciar chegam para transformar um vale normal em forma de V num vale em U.



O que é uma Queda de Água?

As quedas de água são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando degraus com desnível acentuado.


Tipos de Quedas de Água


Catarata
É uma queda de água de grande caudal e em forma de cortina. A extrema força da água corrói as rochas na parte baixa da catarata, até formar uma espécie de piscina.

Salto
A queda de água é em forma de esguicho, e em queda ininterrupta de grande altura.

Cascata
Quando a queda de água é desde uma massa de rochas de inclinação irregular, no sentido vertical, com a qual a água desliza sobre uma série de declives acidentados.



Sobre esta EarthCache

Nas coordenadas indicadas como ponto de observação (OBS: N 39° 26.186 W 031° 14.322) estará ao nível de um pequeno lago e poderá olhar para cima para observar um vale suspenso com a forma em U, fortemente escavado pela água que corre pelo fundo do vale principal abaixo, formando uma bonita cascata com maior caudal do que as restantes.

Para efetuar o log, deverá enviar uma mensagem através do meu perfil de geocaching com as respostas às seguintes questões:

  1. Descreva, por suas palavras, o que é um vale suspenso;
  2. Qual é a forma típica deste tipo de vales?
  3. Que tipo/tipos de queda de água consegue identificar no local?
  4. Estime a altura (A) do vale suspenso;
  5. Classifique as rochas existentes no ponto de observação (OBS) quanto à sua cor, granulometria e porosidade;
    1. Estas rochas possuem manchas?
    2. Se sim, descreva-as quanto à cor e forma.

    TAREFA  OBRIGATÓRIA:Deverá tirar uma foto sua, onde você apareça (ou com um papel/placa onde conste o seu nickname e a data da visita) e que comprove a sua presença no GZ desta EC - NÃO META SPOILERS. Esta foto deverá ser colocada no seu registo ou enviada por email ou sistema de mensagens de Geocaching, para o owner!


Avisos relativos ao local:
- As coordenadas do GZ referem-se às coordenadas do fenómeno geológico. Não deve tentar chegar a estas coordenadas. As respostas devem ser obtidas no ponto de observação (OBS: N 39° 26.186 W 031° 14.322) fornecido;
- O trilho calcetado poderá ser escorregadio no inverno;
- Tenha cuidado para não cair no poço.



Suspended in Time...

English

Available Soon...


Additional Hints (No hints available.)