A FAMÍLIA ROBINSON - RECORDAÇÕES DA INFÂNCIA
Quem viveu a infância na década de 80 certamente ainda se lembra da famosa série "A Família Robinson". Esta é uma das séries animadas preferidas da minha infância e certamente também fez as delícias de muitas outras crianças.
"A Família Robinson" foi exibida em Portugal em 1988 e tratava-se de uma adaptação do livro do clássico de literatura de aventuras "Swiss Robinson Family" de Johann David Wyss (1812).
A família Robinson, composta pelo pai o (Dr. Ernesto), a mãe (Ana) e os filhos (Francisco, Flora e Jaime) vivia em Berna, a capital da Suíça. Um dia, Ernesto decide responder ao apelo de um amigo australiano que lhe falava da falta de médicos naquele país e resolve mudar-se com a família para a Austrália.
Durante a viagem, o navio onde a família segue é assolado por um grande temporal e os Robinson vêem-se sozinhos à deriva, uma vez que os outros passageiros foram arrastados pelas ondas ou partiram nos barcos salva-vidas. Quando a tempestade acalma, descobrem que estão perto de uma ilha deserta e constroem uma jangada para lá chegarem.
Durante mais de um ano, a família vai aprendendo a viver sozinha no meio da natureza selvagem, vivendo aventuras e enfrentando alguns perigos. Ernesto aproveita para ensinar os seus conhecimentos aos filhos, Ana continua a exercer o seu típico papel de esposa e mãe prendada (embora se assuste muito com os animais da ilha), Francisco transforma-se de rapaz tímido a homem maduro e corajoso e Flora e Jaime vão descobrindo com entusiasmo tudo o que a ilha tem para lhes oferecer. Um exótico mas ternurento bichinho, a quem Flora dá o nome de Mecre, torna-se a mascote da família.
Com o avançar da série, os Robinson descobrem que não estão sozinhos na ilha, pois lá também vivem o irascível Capitão Morton e Tom Tom, um rapaz aborígene. Apesar de gostarem de viver na ilha, a família sabe que o lugar deles é na civilização, e com a ajuda do Capitão, planeiam uma viagem rumo à Austrália.
A principal recordação que guardo desta série é majestosa árvore, onde os Robinson construíram uma casa, e assim se protegiam dos perigos vindos do interior da floresta que que povoava a ilha.
Lembro-me de, em conjunto com alguns amigos da época, construirmos a nossa própria casa da árvore, à semelhança dos Robinson, numa área florestal localizada nas proximidades das nossas casas. Ironicamente, onde antes existiu a nossa casa da árvore, rodeada de castanheiros e sobreiros, atualmente há solo urbanizado, onde vão surgindo belas moradias, as casas dos nossos tempos. Resta apenas uma pequena mancha de sobreiros, que guarda essas recordações de uma infância feliz.
A CACHE
A cache não se encontra nas coordenadas assinaladas.
Para descobrires as coordenadas reais, terás que ajudar os Robinson a descobrir e capturar os seres estranhos que habitam na ilha e aparecem do interior da floresta para os atormentar.
Boas caçadas!
|