Espaço público por excelência, o Monte de Santa Quitéria é um autêntico parque verde que domina Felgueiras. Do seu topo, e das vertentes, se avistam belas panorâmicas sobre a cidade e toda a região envolvente. Deambular, passear ou até piquenicar por esta elevação, pelos seus trilhos e acessos arborizados não carece, pois, de grandes instruções. Visitar o templo dedicado à Santa é também bastante acessível. De facto, e para lá das horas de culto, a igreja encontra-se aberta praticamente todos os dias do nascer ao pôr-do-sol. Em caso de dificuldade é só dar um salto até à Casa da Confraria, construída em 1946. Aí encontrará também alguém que lhe permitirá o acesso à igreja.
Já no interior do templo não deixe o leitor de prestar atenção à sólida arquitectura oitavada do edifício que, edificado na primeira metade do século XVIII, viria a ser ampliado no final do século XIX. A atenção do visitante é, no entanto, rapidamente captada pelo altar dedicado à Santa. Obra em talha, igualmente do século XVIII e dentro dos modelos barrocos então dominantes, este altar inspira-se nas tradicionais representações das “árvores de Jessé ou de Josué”, sendo que neste caso da raiz da árvore partem, não os doze ramos correspondentes aos seus doze filhos e às doze tribos de Israel, mas antes nove ramos que culminam nas nove irmãs gémeas. No ramo mais alto sobressai a imagem de Santa Quitéria. Ao lado desta representação, mas ainda no mesmo altar, uma pequena imagem de Santo Ovídio recorda o papel de protecção e vigilância que, segundo a lenda, este ancestral bispo de Braga teve para com as irmãs.
Novamente no exterior poder-se-á contemplar a torre que domina a fachada da igreja e que, começada a construir em 1875, pretendeu dar maior monumentalidade ao templo. Só para o transporte da primeira pedra aí colocada, que ocupa todo o comprimento da frente, foram necessárias 14 juntas de bois! As “melhorias” introduzidas no santuário no final do século XIX, em grande parte graças às fortunas dos “brasileiros” que retornavam a Felgueiras, incluem também a construção da escadaria de acesso à igreja, a colocação de um relógio e de um carrilhão, e a construção nas proximidades de diversos e grandiosos edifícios que sofreram várias vicissitudes e diferentes histórias na sequência, nomeadamente, da implantação da República e da confiscação dos bens da Igreja pelo Estado.
Se a contemplação do interior do templo não é difícil, mais complicada poderá ser, contudo, uma visita às oito capelinhas do século XIX que, ao longo da encosta e da antiga estrada que ligava Felgueiras ao topo do Monte, albergam imagens e cenas que retratam a vida e martírio de Santa Quitéria. Estas capelinhas que, vistas de Felgueiras, vão pontilhando de branco a encosta do Monte, desde a sua base até ao cume, não são obviamente de difícil acesso. Os seus vidros foscos impedem contudo a observação dos motivos representados no seu interior.
Embora o dia de Santa Quitéria se celebra a 22 de Maio, o momento por excelência para visitar o local, pela sua festa, pela romaria e pelo número elevado de devotos que atrai, é, como já explicamos, a 29 de Junho, dia de S. Pedro. A crescente devoção que desde o século XVIII aí se passou a fazer a Santa Quitéria fez com que desde então e paulatinamente os romeiros tenham de algum modo secundarizado S. Pedro em benefício da Santa Quitéria.
As coordenadas publicadas são as da igreja. Têm de se deslocar ao local e retirar as seguintes informações:
A - Quantas datas estão presentes no chão à porta principal da igreja (por baixo da torre dos sinos)?
B- Terceiro algarismo da data mais recente presente no chão da igreja. (18B5)
C- Para descobrir a letra C, tem de identificar a data mais antiga e fazer a seguinte operação com o segundo algarismo da data (1C19) (C-1)
Nº 41º 22.A2A
W 008º 11.(C-1)B(C-1)
Após realizar as contas desloquem-se para as coordenadas indicadas e no local devem fazer as seguintes operações para descobrir a coordenadas final.
Ponto final
A- No local retire a informação sobre em que ano foi estabelecida a confraria no templo de Santa Quitéria (1A55).
B- Data de inauguração do monumento da virgem imaculada (190B)
C- Quantas placas de mármore existem no monumento ? (C-1)
Nº 41º 22.(C-1)99
W 008º 11.B7A
Após efetuarem as contas dirijam-se à coordenada que obteram. Para ajuda a chegar ao local leiam a pista. Qualquer dúvida podem-me ligar para o 912750038 e ajudarei se necessário.
A cache só possui logbook. lápis e espaço para trocas :)
Boas cachadas :)
|