Por cá, o padel foi introduzido em 2001, no Clube de Ténis de Vila Real de Santo António com a construção de dois courts e logo o êxito foi enorme com a adesão da juventude e das populações locais. No mesmo, ano outros clubes aderiram à modalidade com a construção de, 3 courts na Quinta da Marinha, 2 no Rackt Centre e 1 no Vale do Lobo. Mais tarde, em 2002 foi o ano do nascimento da Associação Portuguesa de Padel com sede em Vila Real de Santo António, isto permitiu a participação das selecções nacionais em 2 campeonatos do Mundo e num Campeonato da Europa com equipas femininas e masculinas.
Tudo indica que os primórdios do padel remontam à última década do século XIX. A primeira variante deste desporto nasceu a bordo dos navios ingleses, como uma forma de divertimento dos passageiros. Em 1924 , o americano Fran Beal introduziu esta variante do ténis nos parques de Nova Iorque e baptizou-o de “paddle tennis” , uma vez que era jogado com uma espécie de pá larga. Os anos seguintes trouxeram modificações. Para permitir que fosse jogado durante o Inverno, fechou-se o perímetro da pista e começou a ser praticado na variante de pares, em piso de madeira – ficando então conhecido como “platform tennis” . Mas foi apenas nos anos 70 que o padel ganhou as características actuais, quando Henrique Corcuera, conhecido empresário mexicano, decidiu construir um “court” no terreno da sua casa, em Acapulco. Adepto do ténis e na impossibilidade de construir um campo com as dimensões oficiais, Corcuera aproveitou uma parede já edificada, construiu outra do lado oposto, traçou as linhas, ergueu uma vedação de malha metálica e criou a versão moderna do padel.
Em 1974, o príncipe Alfonso de Holenhole, grande promotor de Marbella, viaja até Acapulco a convite de Corcuera. Muitas terão sido as partidas de padel que ambos jogaram e que deixaram Alfonso encantado. Ao regressar a Marbella, o príncipe inaugura o primeiro “court” de padel em Espanha, no Marbella Club. O grande número de turistas argentinos fez com que rapidamente o padel se entendesse ao país das pampas e, a partir de ai, para os Estados Unidos, Canadá e um pouco por toda a América do Sul. Os anos 90 foram. Em Espanha, a década da verdadeira implantação do padel, em grande parte devido à atenção que lhe dedicaram importantes figuras do mundo dos negócios, das artes e da política. Transformou-se no desporto mais “fashion” do final do século XX, levando inclusive o ex-primeiro-ministro espanhol, José Maria Aznar a ordenar a construção de um campo nos jardins do Palácio da Moncloa, a sede do governo. Em 1991, é fundada em Madrid a Federação Internacional de Padel, presidida por Júlio Alegria Artiach, sendo já um desporto relativamente popular em muitos países sul-americanos e em países europeus com França, Itália, Inglaterra, Bélgica ou Áustria. Em todo o mundo a modalidade conquistou mais de 5.000.000 de adeptos sendo praticado em 18 países e na sua maioria por mulheres.
|