As consolas de jogos têm uma história um quanto longa e turbulenta. Tudo começou na forma de um pequeno brinquedo que se conectava à TV e agora é um dos aparelhos electrónicos mais desejados. No momento, não só as crianças brincam, mas também os adultos que foram testemunhas do seu desenvolvimento ao longo dos anos e se lembram dos seus primórdios. Embarque connosco nesta aventura, na forma de uma breve viagem ao passado e presente das consolas de jogos.
Tudo começou em 1967, quando pela primeira vez uma consola de jogos foi construída por Ralph Baer: a Brown Box – que recebeu este nome devido à caixa volumosa de madeira que a revestia. Este protótipo, conhecido por ser a primeira consola para mais do que um jogador, tinha gráficos básicos e nenhuma música e foi a primeira consola de jogos que funcionou perfeitamente bem com TV padrão.
No início da década de 70 Ralph Baer começou uma colaboração com a empresa Magnavox e juntos começaram a produção comercial das primeiras consolas de jogos, a Magnavox Odyssey. No entanto, a consola não chegou a ter sucesso comercial, porque um falso rumor que o sistema Odyssey funcionava apenas com TVs Magnavox feriu a sua popularidade.
A década de 70 foi muito turbulenta para os consolas de jogos, com Nolan Bushnell e Ted Dabney – fundadores da ATARI – a serem processados por roubar a ideia de seu jogo ATARI PONG do Magnavox Ping-Pong. No entanto, o Magnavox foi esmagadoramente derrotada e a ATARI fez uma fortuna com o jogo.
O início da década de 80 marcou uma verdadeira explosão de vendas para as consolas de jogos, com a ATARI a introduziu o Atari VCS 2600. Esta consola da Atari foi a primeiro a utilizar cassetes de jogos com sucesso, em vez de o jogo ter que ser construído na consola. As consolas também se aventuraram por novas fronteiras, com o acrescimo de joysticks e controladores, mudando para sempre a experiência de jogo. 1985 viu o nascer de uma nova era de consolas de jogos, com a introdução da Nintendo Entertainment System.
No fim da década de 90 chegou o fim da ATARI, mas a introdução da Playstation e da Nintendo 64.
Pela primeira vez, com a introdução da Playstation, começa a colocar-se ênfase na jogabilidade tridimensional, ao longo dos jogos 2-D que marcavam os sistemas mais antigos. De seguida, como o aumentar do seu sucesso, as consolas vêm os seus preços cair drasticamente, tornando-se nos sistemas da moda com a introdução de jogos em CD-ROM pela PlayStation. Embora a PlayStation tenha introduzido novos sabores, continuava a existir um certo apelo pela familiaridade com o design monocromático cinza da Nintendo.