Linha da Beira Baixa - Castelo Branco
A linha da Beira Baixa
A linha da Beira Baixa entre Abrantes e Covilhã foi inaugurada no dia 6 de Junho de 1891. A abertura à exploração do troço entre Covilhã e Guarda em 11 de Maio de 1893 concluiu a construção. A sua electrificação foi iniciada em 2005 tendo o primeiro comboio eléctrico chegado à Covilhã no dia 28 de Julho de 2011. No entanto, ao mesmo tempo, a circulação de comboios entre Covilhã e Guarda foi interrompida em 2009 para obras, que entretanto foram suspensas. Este troço não consta no diretório da rede da REFER no ano de 2013, tendo também os transportes alternativos rodoviários deixado se ser efectuados.
O seu percurso serpenteia inicialmente ao longo do rio Tejo, com o Castelo de Almorol na sua ilha e as oliveiras plantadas em socalcos individuais. Passa depois pela Serra da Gardunha para terminar no sopé da Serra da Estrela. Enquadradas por uma natureza de rara beleza, também muitas das suas estações, inúmeras pontes e túneis são autênticas obras de arte ferroviária que contribuem para tornar a viagem de comboio numa experiência inesquecível.
A estação de Castelo Branco
A estação de Castelo Branco encontra-se no KM 93,759 da linha da Beira Baixa e é servida pelos serviços Intercidades e Regionais de passageiros. Serve a população da cidade de Castelo Branco.
A estação
Dormitório da CP
Grua
A cache
A cache tem acesso e estacionamento fácil. Não é necessário atravessar a linha do comboio. O container tem apenas espaço para o logbook, é necessário levar material de escrita. Por favor não publiquem fotos do container. A quem tiver, agradecemos o upload de fotos antigas da/na estação com o log.