Seguindo as marcações e percorrendo parte do núcleo rural da aldeia de Lamelas, alcança-se o alto da Portela, onde a Serra do Montemuro surge com paisagens magníficas e uma visão esplêndida do horizonte.
Prosseguindo por campos verdejantes e caminhos rurais chegou-se à aldeia de Codeçais.
Continuando o percurso, e agora sempre a descer até ao Lugar da Pombeira, os vários moinhos e a Cascata da Pombeira merecem a nossa especial atenção. Classificada como geossítio, localiza-se sobre um dos grandes blocos graníticos de Montemuro, onde o Rio Pombeiro “aproveitou” a fracturação do maciço granítico, caindo em cascata. Observam-se também pequenas geoformas, como Marmitas de Gigante, provocadas pela erosão fluvial. Este é, sem dúvida, o ponto fulcral deste itinerário.
Deixando este recanto mágico da natureza, prossegue-se até à aldeia de Lamelas, contemplando-se ainda por muito tempo a companhia lá ao fundo do rio Pombeiro.
Este é um percurso circular de pequena rota, tendo uma extensão de 10,3 Km, um elevado interesse paisagístico, cultural, geológico e ambiental. Está dotado de sinalética vertical de plástico reciclado, possibilitando ainda a aplicação QR Code (disponível para smartphones).