Geraldes é um lugar situado na freguesia de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, e distrito de Leiria. Dista da cidade de Peniche sensivelmente cinco quilómetros e fica a cem da capital do país, Lisboa.
No local onde é hoje Geraldes, há muitos anos atrás D Dinis mandou construir um casal que mais tarde ofereceu a sua esposa, a Rainha Santa Isabel. A Rainha Santa Isabel mandou ampliar a quinta que ficou a chamar-se “Quinta de Santa Luzia”. Essa quinta foi doada pela rainha a D. Giraldo, o seu confessor. Após, D. Giraldo começou a trazer seus familiares, e assim formou-se a aldeia que teve o nome de “Giraldos”. Só a partir de meados do século XIX é que a localidade passou a chamar-se Geraldes.
A construção da Santa Luzia remonta ao século XVII. Foi construída sob a orientação dos vizinhos Recolectos do Convento de são Bernardino e com a ajuda da contribuição dos moradores da localidade, num pequeno outeiro de “ Broeiro”.
Lia-se num documento régio: “ … que na aldeia dos Giraldos, concelho da Atouguia, freguesia de São Leonardo, haja uma capelinha.”
Actualmente é utilizada como local de culto e como capela mortuária.