A Estrada Nacional 110 acompanha o Rio Mondego de Penacova até às portas de Coimbra.
Durante os 22 quilómetros de extensão passa por quatro localidades: Rebordosa, Foz do Caneiro, Casal da Misarela e Torres do Mondego.
Até à construção do IP3 era a via de ligação terrestre entre Coimbra e Penacova, sendo também usada para quem queria seguir até Viseu, com o surgimento do IP3, actualmente esta via serve para trânsito local, para fuga aos inúmeros congestionamentos no IP3 e nos últimos anos é aproveitada por muitos ciclistas para as suas pedaladas matinais, ou não, pois tem um traçado bastante plano mas onde as curvas são constantes.
Em 2010 a EN 110, viu o seu estatuto de “estrada verde” reforçado, pois a pavimentação foi feita com uma mistura betuminosa que incorpora pneus reciclados.
A vista que oferece sobre a margem esquerda do Rio Mondego é em alguns locais fabulosa. Uma curiosidade, todos os afluentes do Mondego são da Margem esquerda, são exemplo, rio Alva, o rio Ceira, rio Corvo e o rio Soure...
Esta serie de caches visa principalmente lembrar os tempos em que esta estrada era uma importante via de comunicação entre Coimbra e o interior do Pais e mostrar quão bonitas são as margens do maior rio português.
Recomendações:
- Seja discreto
-Cuidado ao estacionar o Geo-veículo
-Cuidado ao atravessar a estrada
-Deixem tudo como encontraram