O Museu do Douro, criado em 1997, é o local por excelência de acolhimento e representação da memória, cultura e identidade da região vinhateira – consagrada com o Estatuto de Douro Património Mundial pela UNESCO como paisagem cultural, evolutiva e viva. A proximidade com um rio que há séculos espelha as fachadas de um vale antigo e intenso, testemunho de histórias e vidas para contar, faz com que o Museu seja um espaço privilegiado de encontro com o que há de mais genuíno.
Está instalado numa casa senhorial, outrora sede da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, constituída por uma área de exposições, um centro de documentação, um arquivo, uma biblioteca, uma sala de leitura, uma oficina de conservação e restauro, um restaurante, uma loja e um wine bar. No espaço contíguo encontra-se outro edifício de arquitetura moderna revestido com painéis de xisto preto, onde está situado o Serviço Educativo.
O Museu do Douro possui outros núcleos museológicos, espalhados pela região do Douro. Em 2011 foi galardoado com uma menção especial do Prémio de Museu Europeu do Ano, sublinhando a qualidade e o vasto âmbito de programas que contribuem para um maior conhecimento e orgulho da identidade cultural da Região do Douro.
(G) Verdadeira
(G) Falsa
(H) Verdadeira
(H) Falsa
Qual o numero de diferenças nas imagens (G) e (H)?
Substitui todas as incógnitas em:
N 41º 9.(402-G-H) W 7º 38.(474+G+H)