Skip to content

Biodiversidade no PA - Cobra-de-Água-de-Colar Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reativação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 9/22/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




O Parque

O Parque das Azenhas, integrado no Município da Trofa, tem como objectivo a melhoria da qualidade de vida da população e do ambiente, erigindo uma nova imagem equilibrada e potenciadora da biodiversidade local. Este local abrange um amplo conjunto de Azenhas e Moinhos que constituem a beleza do património da cidade, possui espaço de recepção, um Parque de Merendas e centros de interpretação ambiental e do património. O percurso pedonal ou ciclovia convida à prática de desporto ao ar livre, pesca desportiva e catividades de recreio e lazer, onde se pode encontrar painéis informativos e interpretativos.



Distância aproximada: 4,07 km
Tipo de percurso: linear
Grau de dificuldade: baixo


Este projeto teve como objectivo a requalicação das margens do rio Ave, rios e ribeiras afluentes e restaurar o reequilibro dos ecossistemas ribeirinhos. Um estudo realizado pelo Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) mostrou a importância destes ecossistemas ribeirinhos, identificando-se 47 espécies de aves, 10 de mamíferos e 7 de répteis e anfíbios, havendo potencialidade de ocorrência de um número bastante maior. Algumas destas possuem estatuto de conservação na IUCN Red List of Threatened Species ou mesmo no livro Vermelho dos Vertebrados e como tal, são de extrema importância.


A Cobra-de-água-de-colar → Natrix natrix (Linnaeus 1758)

A cobra-de-água-de-colar é uma cobra que pode atingir os 2 m de comprimento. Possui uma cabeça grande e larga, manchas escuras e uma cor de fundo dorsal que pode variar entre esverdeada, acinzentada ou acastanhada. Os machos são menores mas a cauda é mais comprida que a das fêmeas. O colar branco ou amarelo, com o rebordo posterior preto, é o responsável pelo nome comum da espécie.

Esta espécie de cobra encontra-se amplamente distribuída por toda a Europa e áreas do Norte de África. Em Portugal, ocorre praticamente em todo o país, com exceção de algumas zonas mais áridas a sul do rio Tejo. Está presente em áreas muito diversas como florestas, matos e prados, com alguma humidade e de influência atlântica, ainda que ocorra também em habitats mediterrânicos.

Alimenta-se sobretudo de rãs, rela, sapos, salamandras, tritões e peixes. Os juvenis também comem invertebrados.

Esta espécie apresenta dois períodos de reprodução, um na Primavera e outro no Outono e uma fêmea pode ser cortejada por vários machos, chegando a formar-se verdadeiros novelos de serpentes, até 20 machos!! O número de ovos varia entre 6 e 70 e a incubação dura entre um mês e meio e dois meses. Hiberna entre o princípio de Novembro e Março.

Ameaças à espécie: poluição e degradação das zonas húmidas.


A Cache

Esta é uma cache que como todas as outras desta série está relacionada de alguma forma com a espécie que representa.

Esta cache permite trocas de pequenos items e é necessário que levem material de escrita.

Caches dão trabalho e implicam custos, por isso tenham cuidado na procura e no manuseamento dos containers.

Não são permitidas fotos que mostrem o container ou ajudem na sua localização!




Lista das caches da série Parque das Azenhas

Neste momento encontram-se publicadas as seguintes caches:

- Piadeira

- Guarda-Rios

- Cobra-de-Água-de-Colar

- Lontra

Mais caches serão publicadas em breve!

Additional Hints (Decrypt)

Cnffnaqb qrfcreprovqn ryn cebgrtr b ybtobbx qr trbpnpuref phevbfbf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)