A cache não se encontra nas coordenadas indicadas!
EBUROBRITTIUM
Em 1994, as obras para a construção das estradas IC1 e IP6 na altura da freguesia de Gaeiras em Óbidos, próximo ao Santuário do Senhor Jesus da Pedra, puseram a descoberto vestígios arqueológicos do período da invasão romana da península Ibérica. No ano seguinte, em 1995, descobriu-se mesmo um Fórum romano. Até hoje, ainda se desconhece a dimensão absoluta das áreas habitacionais.
A cidade terá sido erguida ao tempo de Augusto, no final do século I a.C., e sobreviveu até à segunda metade do século V. Alguns dos espaços foram posteriormente reocupados, como se verifica pela existência de dois edifícios medievais.
A Língua
A língua nativa dos romanos era o latim, uma língua itálica. Enquanto o latim continuou a ser a principal língua escrita do Império Romano, o grego veio a ser a língua falada pela elite bem-educada, visto que a maioria da literatura estudada pelos romanos era escrita em grego.
Regras de Numeros:
Para representar outros números, são escritos alguns algarismos juntos, começando-se do algarismo de maior valor e seguindo a seguinte regra:
- Algarismos de menor ou igual valor à direita são somados ao algarismo de maior valor;
- Algarismos de menor valor à esquerda são subtraídos do algarismo de maior valor.
Assim, XI representa 10 + 1 = 11, enquanto XC representa 100-10 = 90. Há ainda a regra adicional de que um algarismo não pode ser repetido lado a lado por mais de três vezes. Assim, para representar 300, podemos usar CCC; para representar 400, entretanto, precisamos escrever CD.
Perceberam??!?!?
A Cache
Para a cache encontrares, terás de descodificar as coordenadas em numeração romana.
Para a descodificação ter piada por favor não utilizes sites adicionais, usa só o que vem neste listing, para confirmar roda até ao fim da página que está lá o GeoCheck.
O container não permite grandes trocas mas por favor tenham muito cuidado ao abrir que ele deu bastante trabalho a fazer. Para encontrar a cache é necessário entrar pelo portão pequeno que está sempre aberto.
Depois aproveita e faz uma visita às ruínas que a visita é gratuita! POR FAVOR NÃO PISES OS MUROS!