O Agrupamento de Caxarias iniciou-se no ano escutista 1991/92 em resposta a um desafio lançado pelo grupo de jovens da altura. Era pároco de Caxarias o padre Manuel Ferreira, também ele um entusiasta do escutismo. O trabalho com as crianças e adolescentes foi precedido de um ano de preparação, com a formação de dois chefes e o contacto das equipas de animação com a realidade escutista em agrupamentos vizinhos, nomeadamente o agrupamento 977 de Ourém, com quem, nos primeiros anos, foram realizadas diversas atividades em conjunto.
A 24 de novembro de 1991 realizou-se a primeira reunião com pais, tendo-se iniciado posteriormente as atividades do Agrupamento, com um efetivo de 50 elementos: 8 candidatos a chefes, 13 aspirantes a lobitos e 29 aspirantes a exploradores. Logo nesse primeiro ano, decorreu em Caxarias uma das principais atividades da região de Leiria, o dia de BP, a 23 de fevereiro de 1992.
A direção que iniciou o Agrupamento tinha a seguinte constituição:
Chefe Agrupamento Teresa Maria Dias Lopes;
Chefe Adjunto Vitor Manuel Reis Vieira Oliveira;
Assistente Pd. Manuel Ferreira;
Secretário Susana Maria Reis Vieira Oliveira;
Tesoureiro Carlos Manuel Gomes Neves.
Em julho de 1992 realizaram-se as primeiras promessas: no dia 4 dois chefes, no dia seguinte lobitos e exploradores.
No ano escutista de 1993/94 iniciou-se o funcionamento da III secção, com 12 Pioneiros e 4 chefes.
A criação oficial do Agrupamento ocorreu a 31 de janeiro de 1996, pela Ordem de Serviço Nacional nº 464, sendo atribuído o nº 1078. O Agrupamento 1078 de Caxarias foi assim constituído com a Alcateia nº 16 São Francisco de Assis, Grupo Júnior nº 23 (atualmente Exploradores), patrono São Jorge e Grupo Sénior nº 16 (atualmente Pioneiros), patrono São João de Brito.
Embora desde 1995/96 existam Caminheiros no Agrupamento só no ano 2003/2004 se reuniram as condições necessárias para a constituição do Clã, com o efetivo de 13 elementos.
Desde o início funciona em sede própria, no edifício da antiga escola primária dos Pisões, por cedência da Junta de Freguesia de Caxarias, enquanto o Agrupamento funcionar. Ao longo dos anos houve necessidade de efetuar obras de melhoramento, nomeadamente a substituição do telhado e pintura do edifício, obras de renovação concluídas a 12 de dezembro de 2004 com algum apoio financeiro da Junta de Freguesia de Caxarias.
Entre 1999 e 2004 o Agrupamento viveu tempos de dificuldade, devido à falta de chefes, embora nunca tenha interrompido as atividades nem suspendido nenhuma secção. Nesses tempos difíceis os chefes que se mantiveram no ativo sempre acreditaram no futuro e, com muitos sacrifícios, souberam manter acesa a chama do escutismo no 1078.
Atualmente (2012/2013) o agrupamento dispõe de 9 dirigentes investidos e 4 candidatos a dirigentes. O efetivo das secções é de 14 Lobitos, 15 Exploradores, 22 Pioneiros e 9 Caminheiros.
Esta cache integra o conjunto das caches que celebram os 90 anos do CNE
“90 ANOS CNE”
|
CNE - 90 Anos a Educar para a Vida!
Este é o lema para a comemoração dos 90 anos do CNE - Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português. A maior associação de juventude em Portugal (conta com mais de 60 mil jovens e cerca de 10 mil adultos voluntários) nasceu em 1923 pelas mãos do Arcebispo de Braga D. Manuel Clemente ajudado pelo Dr. Avelino Gonçalves. Desde então 1100 agrupamento (grupos locais) foram criados tendo centenas de milhares de portugueses tido a oportunidade de partilhar esta experiência.
A educação não-formal, assente num modelo de responsabilização e aprendizagem em pequenos grupos, o jogo, a Fé, o contacto com a natureza, a aprendizagem pessoal, a saudável relação inter-pessoal entre crianças e jovens e entre estas e os adultos, os modelos e simbologias marcadamente cristãos assentes em fortes personagens e símbolos e um conjunto Lei-Promessa-Princípios, fazem deste um modelo único no crescimento individual.
O CNE faz parte de um movimento mundial onde mais de 28 milhões de Escuteiros partilham uma mesma promessa, independentemente da sua raça, género ou religião, estando presente em mais territórios que a própria ONU!
|
|