Atlântico
Pirat@ (adopted by) KikosLily
O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km⊃2; cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega. É por isso que às vezes o oceano Atlântico é referido como "mar de Atlas". A menção mais antiga sobre seu nome é encontrada em Histórias, de Heródoto, por volta de 450 a.C. Antes dos europeus descobrirem outros oceanos, o termo "oceano" foi sinônimo de todas as águas que circundam a Europa Ocidental e que os gregos acreditavam ser um grande rio que circundava toda a Terra. Esta denominação desapareceu, no entanto, na Idade Média, altura em que se utilizava o nome de Mar Ocidental ou Mar do Norte. O responsável pelo reaparecimento do nome "Atlântico", foi o geógrafo Mercator ao colocá-lo no seu célebre mapa do mundo em 1569. A partir deste momento a nomenclatura da idade média foi gradualmente sendo substituída por este nome, que subsistiu até aos nossos dias.
O oceano Atlântico apresenta uma forma semelhante à letra S. Sendo uma divisão das águas marítimas terrestres, o Atlântico é ligado ao oceano Ártico (que em algumas vezes é referido como sendo apenas um mar do Atlântico), a Norte, ao Oceano Pacífico, a Sudoeste, e ao oceano Índico, a Sudeste, e ao oceano Antártico, a Sul. (Alternativamente, ao invés do oceano Atlântico ligar-se com o oceano Antártico, pode-se estabelecer a Antártida como limite sul do oceano, sob outro ponto de vista). A linha do Equador divide o oceano em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Com um terço das águas oceânicas mundiais, o Atlântico inclui mares como o Mediterrâneo, o mar do Norte, o Báltico e o mar das Caraíbas (Caribe). De maneira geral, as águas do Oceano Atlântico se movem em duas correntes distintas provocadas pela ação dos ventos alísios e pela rotação da terra, sendo uma no Atlântico Norte e, outra no Atlântico Sul. As correntes do Norte movem-se em sentido horário e as do Sul em sentido anti-horário. Fazem parte da corrente do Norte, as correntes Norte-Equatoriais, as correntes das Canárias e a Corrente do Golfo; e, do Sul, a corrente do Brasil, a de Benguela e a Corrente Sul-Equatorial.
O Oceano Atlântico recebe os rios mais caudalosos do mundo, o Rio Amazonas, São Lourenço, Orinoco, Mississippi, Paraná, Congo, Níger e Loire e, devido às chamadas “áreas de afloramento” é também um dos locais mais ricos em biodiversidade.
Durante muito tempo os homens se recusaram a navegar o “Mar Oceano”, como chamavam o Oceano Atlântico com medo de se verem tragados por algum abismo. Mas, em 1492, coube à Cristóvão Colombo acabar com todos os temores ao aportar na ilha de Guanahaní, que ele rebatiza de São Salvador, nas atuais Bahamas. Este feito abriu as portas do Atlântico que, desde, então, foi palco da maior colonização de todos os tempos.
Para a cache
- Façam o trabalho de casa (saber estado do mar, marés e correntes)
- Não tentes ir pelo paredão pois é impossível aceder á cache
- Não faças a cache sozinho
- Não faças a cache á noite
- Inicia o aventura a partir do Reference point
- Levar calçado apropriado (anti escorregadio)
- Divirtam-se a encontrar como eu me diverti a esconder
- Por favor, deixem tudo muito bem fechado