A palavra Araújo é oriunda do complexo linguístico galego-português, formado pelo antigo falar do português do Norte e pelo galego. Possivelmente RodrigoAnes de Araújo, senhor do Castelo deAraújo, na Galiza, foi o primeiro a adotar o apelido Araújo; e seu bisneto Pedro Anes de Araújo se passou para o Reino de Portugal, em torno de 1375, tendo sido o primeiro Araújo de Portugal. A evolução histórica do português do Norte e do Galego deu origem ao moderno português.A origem da família não é bem conhecida, atribuindo-se-lhes diversas: Aças, Maias, o francês Jean Tiranoth, etc.
O primeiro deste apelido parece ter sido Rodrigo Anes de Araújo, que teve o senhorio do castelo de Araújo, na Galiza, donde tomou onome. Pretendem alguns genealogistas que vivera com seu pai nas gralheiras de Araújo, cujas terras herdara de sua mãe, e que fora o fundador do castelo.
De Rodrigo Anes de Araújo descendem os Araújos da Galiza, onde foram senhores de muitos lugares. Dele foi neto o primeiro que passou a Portugal, Vasco Rodrigues de Araújo, de quem descendem os deste apelido, inicialmente radicados no Minho.
|
A palabra Arauxo e orixinaria do complexo linguístico galego-portugués, formado polo antigo falar do Portugues do Norte e polo galego. Posiblemente Rodrigo Anes de Araújo, señor do Castelo de Arauxo, na Galicia, foi o primeiro en adoptar o apelido Arauxo ; e o seu bisneto Pedro Anes de Araújo pasouse para o Reino de Portugal, en torno o 1375, tendo sido o primeiro Araújo de Portugal. A evolución histórica do portugues do Norte e do Galego deu orixen o moderno portugues. A origem da família não é bem conhecida, atribuindo-se-lhes diversas: Aças, Maias, o francês Jean Tiranoth, etc.
O primeiro deste apelido parece ter sido Rodrigo Anes de Arauxo, que tivo o señorio do castelo de Arauxo, en galicia, onde tomou o seu nome. Alguns xenealoxistas que vivira con o seu pai nas escarpas de Arauxo , cuyas terras herdaran da sua nai, e que fora o fundador do castelo.
De Rodrigo Anes de Araújo descenden os Araújos da Galicia, onde foran señores de moitos lugares. De el foi neto o primeiro que se pasou a Portugal, Vasco Rodrigues de Araújo, de quen descenden os deste apelido, inicialmente radicados no Miño. |