Pedra Amassada
Freguesia de Stº Isidoro Mafra
Concelho de Mafra
Distrito de Lisboa
A água é Fonte de Vida
Parte integrante do conjunto das quatro fontes e bebedouros de animais edificados entre 1800 e 1900 nas Povoações de Pedra Amassada e Pucariça, segundo relatos que obtive de alguns anciões destas aldeias onde estão as fontes.
Elas marcam o final de uma conduta de abastecimento, que transporta a água para junto da população, numa tentativa de colmatar o problema da falta de água na altura.
Esta questão, que sempre se fez sentir, ganhou uma dimensão particular nos séculos XVII e XVIII, em função do crescimento urbano, das melhorias técnicas, que permitiram ensaiar soluções novas e mais eficazes.
Em Portugal, são vários os exemplos de novos planos de abastecimento de águas ocorridos no reinado de D. João V, quer por sua própria iniciativa, quer pela de outras individualidades, muitas vezes ligadas à igreja, como foi o caso, entre outros, de D. Tomás de Almeida, em Santo Antão do Tojal, ou do Arcebispo D. José de Bragança, em Braga.
Ainda hoje os anciões filhos e netos fazem questão de vir aqui buscar a água para beberem, não só os da Aldeia mas também de outras paragens, vejam a forma artesanal como o fazem através de uma mangueira que ali se encontra para encherem os cântaros e garrafões.
A Fonte Das Verzinhas - Nota Artística
Sem data de construção a bacia de água quadrada de onde se retira a água para beber o seu excedente corre para a ribeira que corre á sua frente. Ladeia o conjunto, do seu lado esquerdo um tanque de pedra bebedouro para os animais.
“Esta fonte é Património Público.
A todos incumbe o dever de cuidar da sua conservação”
Visite Também
|