Descrição do Local:
O local permite ter uma visão panorâmica sobre uma mina, assim como os vales em redor, permitindo observar a importância da mineração para o desenvolvimento da actividade humana.
História:
A exploração minéria é uma actividade antiquíssima, (cerca de 300.000 a.C), sendo nessa altura a sua exploração dedicada ao fabrico de utensílios e armas de pedra.
Passados alguns milhares de anos, cerca de 2500 a.C., foi descoberto o bronze e outras ligas metais usadas ainda hoje em dia.
Na idade média, com o desenvolvimento de técnicas de extração de água das minas, (nora e parafuso de arquimedes), foi possível melhorar o processo de mineração, tornando-o mais eficiente.
Na idade moderna, são utilizados pela primeira vez carris, para mover minérios, introduz-se os explosivos e bombas movidas a vapor para retirar a água das minas.
Já na idade contemporânea, é fabricada a primeira lanterna de segurança para uso em minas de carvão, começa a corrida ao ouro na Califórnia, surge a primeira máquina de perfuração de rocha, Alfred Nobel inventa a dinamite...
E tudo o isso contribuiu para a exploração que existe hoje em dia!
A Vida de uma Exploração Mineira:
A vida de uma exploração mineira (mina ou pedreira) é composta por um conjunto de etapas que se podem resumir a:
- Pesquisa para localização do minério.
- Prospecção para determinação da extensão e valor do minério localizado.
- Estimativa dos recursos em termos de extensão e teor do depósito.
- Planeamento, para avaliação da parte do depósito economicamente extraível.
- Estudo da viabilidade para avaliação global do projecto e tomada de decisão entre iniciar ou abandonar a exploração do depósito.
- Desenvolvimento de acessos ao depósito que se vai explorar.
- Exploração, com vista à extracção de minério em grande escala.
- Recuperação da zona afectada pela exploração de forma a que tenha um possível uso futuro.
(De notar que entre a fase de pesquisa e o início da exploração podem decorrer vários anos ou mesmo décadas, sendo os investimentos necessários nesta fase muito elevados.)
Problemas Ambientais
Atualmente as companhias mineiras são obrigadas a cumprir normas ambientais, de encerramento e funcionamento bastante restritas, de forma a assegurar que a área afetada pela exploração mineira regressa à sua condição inicial, ou próxima da inicial e em alguns casos até melhor que a inicial.
Alguns métodos de exploração antiquados tiveram (e continuam a ter), em países com fraca regulamentação, efeitos devastadores no ambiente e na saúde pública.
Pode ocorrer contaminação química grave do solo nas áreas afetadas, a qual pode ser ampliada e disseminada por exemplo pela água, criando situações de contaminação maciça.
Outros problemas ambientais possíveis são a erosão, subsidência, abandono de resíduos perigosos, perda de biodiversidade e contaminação de aquíferos e cursos de água.
No entanto, as explorações mineiras modernas têm práticas que diminuíram significativamente a ocorrência destes problemas, sendo alvo de constantes apurações ambiental.
|