O quartzo
Filão de quartzo / quartz vein, fonte: PNPG.
O quartzo é um mineral muito comum, é um composto químico de silício e oxigénio, dióxido de silício SiO2, chamado sílica de um modo geral.
Quando puro, o quartzo é incolor, transparente e é um material cristalino muito duro e com aspecto vítreo. Os conhecidos cristais de rocha - prismas de seis lados com seis pirâmides nos topos - são simplesmente cristais de quartzo perfeitamente formados.
O quartzo ocorre em várias variedades coloridas, como a ametista (violeta), quartzo-citrino (amarelo), ou quartzo fumado (cinzento a castanho). Também pode ocorrer em formas densas sem cristais visíveis, como a multi-colorida ágata e o flint cinzento.
O quartzo é um mineral importante na formação de rochas, fazendo parte da composição de muitas rochas comuns, como o granito.
A palavra "quarz" (o "t" é omitido propositadamente) é conhecida na literatura europeia sobre mineralogia desde o século XIV. É provavelmente de origem germânica ou eslávica.
Filões de quartzo
O quartzo é muitas vezes encontrado em filões que cortam a rocha. Embora o termo filão, ou veio, possa sugerir que os filões de quartzo ou outros minerais sejam tubos finos, isso não acontece. São geralmente "folhas" finas. Os filões são formados devido a várias condições e dependendo das mesmas os filões podem apresentar ou não cristais de quartzo.
O tipo mais simples de filão de quartzo é o enchimento de uma fenda que já existia nas rochas. Esta fenda poderá ter sido formada durante o dobramento da rocha durante o processo de aparecimento de uma montanha, por quebra durante acontecimentos tectónicos, por uma diminuição da pressão durante a subida à superfície da rocha ou por causa da diminuição de tamanho da rocha devido ao seu arrefecimento
A salmoura quente que atravessa a rocha originária a grandes profundidades e a alta temperatura precipitará os minerais transportados em fendas a mais baixas temperaturas e pressões. Este processo continuará até a fenda estar totalmente preenchida ou poderá parar antes, deixando, neste caso, alguns espaços no filão que serão por vezes ocupados à superfície por cristais. A salmoura quente que entra numa fenda numa rocha distante da fonte quente como um plutão granítico arrefece e precipita os minerais que transporta de uma forma rápida. O resultado é um quartzo leitoso, com uma forma maciça ou feito de cristais de quartzo leitosos e entrelaçados. Depois, quando o crescimento cristalino diminui, o cristal poderá ficar menos opaco ou mesmo transparente. Na maioria dos filões de quartzo, a maior parte do quartzo é precipitado como um quartzo leitoso e maciço e os cristais bem formados, se forem encontrados, são só uma pequena parte do enchimento do filão.
ref: www.quartzpage.de
|