Património a preservar
O Parque Temático Molinológico ocupa uma área de cerca de 28,5 hectares e localiza-se na área central da freguesia de Ul abrangendo também um troço da freguesia de Travanca, tendo o rio Antuã como limite entre as duas freguesias. Destaca-se na topografia deste espaço uma sobrelevação, o monte do Crasto, constituindo este o centro geográfico do Parque.
Este Parque é um projecto de desenvolvimento integrado, iniciado em 2000, que incluiu, por um lado, acções imateriais (levantamento das estruturas de moagem e de secagem, acções de sensibilização e de divulgação, edição de livros, realização de filmes) e, por outro, obra física, nomeadamente, a recuperação de moinhos, açudes, levadas e muros, recuperação de caminhos e pontes, a criação de infraestruturas turísticas e de equipamentos culturais.
Este projecto reúne todas as potencialidades para tornar-se um verdadeiro pólo de dinamização, com três vertentes:
» Cultural – graças à preservação e reabilitação do património molinológico (nas suas componentes de arqueologia e história dos moinhos, dos moleiros e das padeiras de Ul e de arqueologia industrial);
» Científica – graças ao estudo e à divulgação que se pode fazerdesse património, nomeadamente, através de um Centro de Documentação/Arquivo a criar no Museu, e das publicações do mesmo;
» Pedagógica – graças à possibilidade que se oferece ao público português, nomeadamente, aos estudantes e outros interessados, de tomar contacto com o universo dos moinhos de água, da moagem, da panificação e dos moleiros e padeiras.
As Caches
Estas caches vão dar a conhecer o Parque Temático Molinológico de Ul e espaço envolvente, é constituído com o Núcleo da Ponte e Igreja com Núcleo de Adães, Núcleo dos Dois Rios e Núcleo do Crasto e para finalizar pelo Crasto.
É um pequeno percurso muito agradável de fazer nas margens do Rio Ul e das margens do Rio Antuã, onde tem parque de merendas.
Sejam discretos e preservem todo o espaço envolvente às caches, e coloquem a caches da mesma forma como as encontraram.
As caches estão acessíveis e se preferirem fazer uma visita ao Núcleo da Ponte e Igreja tem o custo cinquenta cêntimos na compra de duas padas de Ul.
O folheto
Track