Convento e Igreja de São Francisco
Cronologia 1625 - fundação do convento por iniciativa de Frei Manuel da Esperança, provincial da Ordem de São Francisco; 1822 - o convento é entregue ao Ministério da Guerra, que nele instala o batalhão de caçadores nº 2; a igreja é entregue à Ordem Terceira de São Francisco; 1856, 29 de Julho - Lei de D. Pedro decretando que "o edifício e Cerca do extinto Convento de S. Francisco, situado no Largo da Várzea Grande (...), excluída a igreja, e respectivas oficinas" seja concedido à Câmara "para o fim exclusivo de se estabelecer aquartelamento para tropa, hospital e cemitério, e feita com a cláusula expressa da Câmara Municipal, se encarregar da reparação e conservação do edifício" que "devolverá para o estado nos casos de se lhe dar outra aplicação ou se, dentro de dois anos, se não principiarem os reparos de que precisa"; 1964 - o regimento de infantaria nº 15 é transferido para novas instalações; a Ordem Terceira ocupa o claustro; 1999 - a queda de um raio provoca o arranque da cruz do cooamento da fachada, danificando parcialmente a cobertura e a rede eléctrica."
"Planta longitudinal, composta pelos rectângulos da nave e capela-mor, de menores proporções, capelas laterais adossadas a N. e a S., claustro a S. e dependências conventuais a N.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas, sobre a nave e capela-mor, de 1 sobre as capelas laterais.
Fachada principal orientada, com 3 panos, tendo o central 3 andares, correspondendo o 1º ao portal de frontão curvo com volutas, o 2º às janelas de vão rectangular em enxalço, o 3º ao frontão contracurvado que cobre o corpo central; os laterais, marcados por pilastras e rematados no 2º andar por aletas, assinalam as capelas laterais. Uma torre sineira ergue-se sobre o corpo lateral direito.
Nas fachada N. e S. contrafortes arqueados recebem as descargas da abóbada.
INTERIOR de nave única coberta por abóbada a berço, iluminada pelas janelas do clerestório e pelos vãos da fachada principal. 4 capelas intercomunicantes alinham-se a N. e a S., abertas para a nave por arcos de volta perfeita; o coro-alto assenta em 3 arcos rebaixados; arco a meio ponto rasgado acima do 2º registo abrindo para a capela-mor; esta é profunda e coberta por abóbada de berço, com caixotões e apresenta um Calvário de 30 figuras de tamanho natural, com todos os passos da Paixão. Pintura decorativa sobre pedra no arco da capela lateral do lado do evangelho e nas colunas de sustentação do coro; duas pequenas composições figurativas nos alçados sob o coro. Claustro de planta quadrada adossado ao alçado S. da igreja; tem 7 tramos por ala e 2 registos em altura, abrindo para a quadra central por arcos a meio ponto assentes em pilares toscanas, no registo inferior, por pilastras encimadas por arquitrave no segundo; uma varanda de balaústres corre por todo o registo superior; sobre a cimalha assentam telhados de uma água. As galerias do claustro estão hoje entaipadas, rasgando-se vãos no pano murário criado.
A cache só contém logbook, levem material de escrita.
Recomenda-se cuidado a fazer a cache, devido à sua localização. A sobrevivência desta depende de si.
Favor deixar no mesmo sítio
A cache final está nas seguintes coordenadas:
N39º 36.0AB W008º24.C64
Onde AB= 2 últimos algarismos+40 e C=último algarismo