O Convento das Maltezas
Na face N do grande terreiro da baixa de Estremoz (Rossio Marquês de Pombal) e embebido no casario, ergue-se o edifício designado por Convento das Maltezas ou de S. João da Penitência.
Classificado como Monumento Nacional, - em particular o Claustro da Misericórdia – é neste local que está instalado o Centro Ciência Viva de Estremoz. Trata-se de um edifício quinhentista de estilo gótico-manuelino, no qual foram aplicados na sua construção predominantemente os materiais regionais, com o destaque para o mármore de Estremoz, alvenaria e azulejaria. São vários os aspectos arquitectónicos e artísticos que merecem um olhar especial para este edifício.
Se actualmente a Ciência está e é produzida principalmente nas Universidades e Laboratórios de Investigação, tempos houve em que os conventos surgiam não só como locais de culto, mas também como templos do Saber. Porque não aproveitar estes antigos espaços adaptando-os às novas exigências. O CCVEstremoz ocupa uma parte importante do Convento das Maltezas e é um espaço que se dedica à ciência e ao conhecimento, nomeadamente ao conhecimento do nosso planeta, desde a sua formação até à sua posição e existência no Sistema Solar e no Universo, passando pelos vários processos e dinâmicas de um planeta aparentemente inanimado.
Um sistema chamado Terra. O que o torna tão especial? Como se movimenta? As respostas a estas questões começam nos claustros do Convento das Maltezas e termina na exposição permanente “Terra - um planeta dinâmico -”.
A Cache
A cache só pode ser feita entre 10 h e as 18 h, diariamente, excepto aos feriados.