Mata da Penoita
A mata da Penoita representa um dos valores naturais de maior interesse do concelho de Vouzela. Espécies exóticas e autóctones combinam-se na perfeição e formam um conjunto de uma beleza ímpar. Aqui, preserva-se uma extensa zona de folhosas, representada por inúmeros carvalhos, castanheiros e bétulas, constituindo um ecossistema de elevada importância em termos conservacionistas.
Um autêntico oásis do que terá sido, noutros tempos, a nossa floresta caducifólia, serve de lar a uma grande diversidade de espécies faunísticas, acolhendo-as no seu interior. Na Primavera e Verão, a frescura desta mata torna-a um destino ideal para aqueles que pretendem passar um dia em perfeito contacto com a natureza. A existência de zonas de lazer, parques de merendas e um percurso pedestre, reforçam a sua atractividade. No Outono, o verde intenso do bosque transforma-se, assumindo esta zona uma particular exuberância.
O trilho da Penoita é um percurso circular de Pequena Rota (PR) com 13 km de extensão, tendo como alternativa um percurso de 4 km. Ao longo do trilho encontram-se motivos de interesse histórico e cultural, para além das paisagens deslumbrantes que emolduram o percurso.
Fontes: CM Vouzela (Mata e Trilho)
Atualização:
A Mata e o Trilho da Penoita arderam por completo no incêndio que assolou o concelho de Vouzela no dia 15/10/2017. Assim, com o desaparecimento do trilho, as restantes caches do percurso foram arquivadas. Resistiu apenas a cache final, que foi reformulada, para não se perder a história e na esperança que o local seja recuperado das cinzas.
Caches que faziam parte do percurso:
Pratique CITO e proteja a Natureza! Boas descobertas!