Fundação Aquilino Ribeiro Traditional Cache
Fundação Aquilino Ribeiro
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
FUNDAÇÃO AQUILINO RIBEIRO
Quem passa na E.N. 323 que liga Vila Nova de Paiva a Moimenta da Beira ao entrar na freguesia de Soutosa, quase não repara na Casa-museu do escritor. Uma instituição que funciona apenas graças à herança da família.
Era numa casa de traço antigo, toda feita em pedra e rodeada por um enorme terreno de cultivo que moravam os avós de Aquilino Ribeiro. A propriedade fica em Soutosa, no concelho de Moimenta da Beira. Era aqui que o escritor passava os Verões e onde escreveu algumas das suas obras. É também nesta casa que está grande parte do espólio do autor de “O Romance da Raposa”.
Exposta no museu, está também a secretária que o escritor usou em Lisboa e em Santo Amaro de Oeiras. Foi comprada em 1925 por 1100 escudos. Nestas salas, há também diversas primeiras edições de várias obras. Algumas com dedicatórias à primeira mulher: a alemã Grete Tiedemann.
Desde 1988 que esta casa é tambem a sede da Fundação Aquilino Ribeiro. Uma instituição criada pelo filho e pela nora do escritor.
Maria Josefa de Campos, de 86 anos, considera justa a homenagem que se fez ao sogro. Só tem pena de não poder participar na cerimónia devido a um problema de saúde que a impede de sair à rua.
A Casa-museu vai sobrevivendo com alguma dificuldade, apesar das valiosas obras de arte no seu interior. As receitas vêm apenas do que pagam os visitantes - 2 euros - e mesmo assim, há quem vá embora porque acha caro. De resto, não há nenhuma instituição pública ou privada que apoie a actividade do museu e da fundação.
Imóvel classificado pelo IPPAR
Mandada construir em meados do século XIX, a Casa onde viveu o escritor Aquilino Ribeiro é hoje pertença da fundação com o seu nome (instituída em 1988), encontrando-se aqui instalada a Casa-Museu, com objectos pessoais do escritor e, nas dependências, a biblioteca situada na casa de São João, alguns artefactos agrícolas na Casa do Aldeão, reservando-se a Casa da Boavista, para actividades várias.
Aquilino Ribeiro nasceu no Carregal, a 13 de Setembro de 1885, mudando depois, com a família, para Soutosa. Nesta casa, que herdou em 1918, viveu durante vários anos, por entre estudos em Lamego, Viseu e Beja e algum tempo de exílio.
Na década de 1930 levou a cabo uma série de alterações, nomeadamente a abertura de mais janelas, e a construção da varanda que se abre para o terreiro. O imóvel desenvolve-se em dois pios, com planta em L formada por três corpos rectangulares. A sua arquitectura é marcada por uma grande depuração, destacando-se, no entanto, a escadaria de dois lanços que, na fachada posterior, permite o acesso ao piso nobre, com porta protegida por alpendre.
Mais do que um valor arquitectónico, o que a presente classificação pretende proteger é o valor da memória e da história, conservando a casa onde viveu um tão importante vulto da literatura portuguesa, e cuja envolvente foi decisiva como factor de inspiração para a sua obra.
Additional Hints
(Decrypt)
Shaqnçãb Ndhvyvab Evorveb, zntaégvpn.