Arnadelo é um lugar da freguesia de Torgueda, distrito de Vila Real, Trás-os-Montes.
O povoamento de Torgueda é anterior à fundação da nacionalidade.
A palavra Arnadelo deriva do toponímio Arnado, alusivo à geologia local. Foi no tempo dos mouros uma cidade chamada Arverim.
Atribuem-se aos mouros os muros castrejos existentes no monte que ainda se denomina Castelo.
Hoje em dia, os poucos vestígios existentes encontram-se soterrados, tornando-se difícil a sua localização exacta.
Reza a lenda que Nossa Senhora dos Remédios teria aparecido nesse castelo. A tradição mantém-se viva e na Capela construída no local realiza-se todos os anos a 8 de Setembro, uma festa em sua homenagem.
Bem perto de Arnadelo passa o rio Sordo, afluente do Corgo.
Segundo os relatos deixados pelo pároco da freguesia de Torgueda em 1758, este curso de água “por espaço de meio quarto de lágua vai por baixo de terra, sem que se veja água alguma e por isso se chama Sordo (do latim surdu)”.
Diz-nos ainda que “neste sítio onde o rio se oculta por dbaixo da terra, é sítio medonho... Foi habitado pelos mouros onde tinham mesquita e grandes salas por baixo de uma penadia quase inacessível e muito despenhada.”
Refere ainda o pároco que já nessa altura “muita gente em vão, procurou riquezas aí deixadas pelos mouros. No entanto foram sempre corridos destes lugares por figuras armadas que assombravam o local.”
Infelizmente a Barragem do Sordo, recentemente construída, inundou o local pondo termo à possibilidade de averiguar a veracidade dos relatos do pároco.